Desde a chegada em Inocência, em 2022, a Arauco mantém diálogo contínuo com a população local, promovendo periodicamente encontros abertos de escuta ativa com as pessoas da cidade e arredores, apresentando a evolução do Projeto e ouvindo suas expectativas em relação ao futuro.
No Mato Grosso do Sul, a companhia atua desde 2009 por meio de sua operação Florestal. De lá para cá, tem realizado estudos e diagnósticos que contribuíram com o alinhamento com lideranças e autoridades das principais demandas impulsionadas pelo Projeto.
Em fevereiro de 2025, a Arauco anunciou o investimento de R$ 85 milhões por meio do Plano Estratégico Socioambiental (PES), um modelo de governança compartilhada que une a companhia e os governos municipal e estadual para garantir a implementação de ações planejadas e monitoradas de maneira transparente e com acompanhamento de todos os atores. O PES é organizado em nove eixos estratégicos – Saúde; Segurança Pública; Assistência Social; Educação, Economia, Trabalho e Renda; Transporte; Saneamento; Habitação; Ordenamento Territorial e Conservação Ambiental. Dentro de cada uma dessas nove áreas, as demandas serão atendidas por um conjunto de ações a longo prazo.