Temos a Licença Prévia!

fevereiro 7, 2024

O ano de 2024 tem sido decisivo para Inocência e região. Em fevereiro, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu a Licença Prévia à Arauco, documento que atesta a viabilidade ambiental do Projeto Sucuriú. Este é certamente um grande passo nessa jornada!

Para que chegássemos até aqui, foi elaborado um estudo que resultou no Relatório de Impacto Ambiental, documento apresentado durante a Audiência Pública, realizada pelo Imasul em Inocência em agosto de 2023 – quando toda a sociedade civil pode conhecer de perto o Projeto.

Depois da Audiência, o Imasul elaborou parecer técnico favorável à emissão da Licença Prévia e o submeteu ao Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca), órgão de função consultiva e deliberativa, composto por membros do Poder Público e representantes da sociedade civil. O Ceca avaliou o parecer e votou de modo igualmente favorável, permitindo assim a emissão da Licença Prévia do Projeto Sucuriú.

A agilidade no processo se deu graças a sinergia da nossa equipe com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e do Imasul, juntamente com a Prefeitura Municipal de Inocência. Todos, de forma responsável e comprometida com os avanços, trabalharam em parceria, em uma relação de transparência e segurança, pensando na contribuição do projeto para toda a sociedade.

Essas etapas demonstram o cuidado que um empreendimento de grande porte exige para crescer e evoluir de forma sustentável, respeitando a natureza e melhorando a vida das pessoas. Para avançar em cada passo, é preciso que todos nós – empresa, governo e sociedade – estejamos unidos pensando sempre no presente e no futuro.

Agora, com a Licença Prévia em mãos, pudemos protocolar o pedido de Licença de Instalação, documento que autorizará o início dos serviços de preparo (terraplanagem) da área onde a fábrica será construída, e que deve acontecer ainda este ano, e, posteriormente, o início das obras de construção da fábrica, previstas para 2025. Após a conclusão das obras, o projeto deve avançar rumo à obtenção da Licença de Operação, que autoriza o funcionamento do Projeto Sucuriú, a primeira fábrica de celulose branqueada da Arauco no Brasil, a partir de 2028.

Ícone de Contato