fevereiro 27, 2024
A chegada da Arauco vai trazer novas oportunidades de emprego e geração de renda local. O Projeto Sucuriú irá impulsionar o desenvolvimento da cidade, trazendo maior movimentação econômica, ampliando novas possibilidades para empreendedores locais e mesmo para quem ainda pretende se instalar na região.
A partir do início das obras da fábrica de celulose em 2025, a previsão é de que sejam contratados cerca de 12 mil trabalhadores no pico da obra. É importante destacar que esse contingente não será admitido de uma só vez. O nosso planejamento prevê que este pessoal será incorporado de forma gradual ao longo dos três anos de construção da fábrica.
Nossa expectativa, bem como das autoridades municipais de Inocência, é de que esse sistema de contratação de mão de-obra gradual e a construção dos alojamentos temporários dos trabalhadores próximos da fábrica (cerca de 50 quilômetros da área central do município) possam minimizar os desconfortos à cidade.
Além disso, será desenvolvido pelo município, com apoio da Arauco e em parceria com entidades locais (Sistema S), um plano de capacitação de pessoas e empresas para fazer frente às demandas do projeto, que necessitará de mão de-obra e prestação de serviço especializadas.
Quando for concluída a obra de construção da fábrica, estima-se que o Projeto possa empregar um contingente permanente de 2.350 profissionais, dos quais 550 na planta industrial, entre diretos e indiretos, e mais 1.800 pessoas para atuar na área florestal, contribuindo para o desenvolvimento do município de Inocência.
Esse calendário permitirá que jovens e a população em geral possam buscar conhecimento técnico e se preparar para novas oportunidades, e que empresas de Inocência possam se programar para a oferta de produtos e serviços de apoio à cidade e ao Projeto.