maio 10, 2024
Hoje demos um importante passo rumo a um futuro promissor para Inocência e região: recebemos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) a Licença de Instalação (LI) do Projeto Sucuriú.
Com a LI, poderemos avançar e dar início, ainda neste ano de 2024, ao serviço de terraplanagem da área que abrigará nossa primeira fábrica de celulose branqueada no Brasil. “Estamos diante de um marco fundamental, que é resultado da sinergia e do esforço conjunto tanto da empresa como dos Governos Estadual e Municipal, que acreditaram, acima de tudo, no legado que vamos deixar para a cidade de Inocência e para Mato Grosso do Sul, colaborando com o crescimento sustentável, cuidando da natureza e das pessoas”, ressalta o CEO da Arauco no Brasil, Carlos Altimiras.
A licença foi concedida depois de serem observados, pelo Imasul, todos os sistemas de controle ambiental necessários para mitigar os impactos sinalizados na Licença Prévia, que foi concedida em fevereiro deste ano. Além do dimensionamento dos equipamentos de produção, a LI detalha medidas, equipamentos e sistemas que garantirão que a construção e a operação da fábrica ocorram dentro dos limites legais e com o menor impacto social e ambiental possível.
Depois, será a hora de aguardar outro grande passo: a Licença de Operação, que deve ser concedida somente após vistoria detalhada do Imasul, comprovando que todas as medidas de controle estabelecidas no projeto estão em plenas condições de operação. Com a emissão, prevista para 2028, será o momento de dar início à produção de celulose no Brasil.
Em breve devemos iniciar a terraplanagem, que nada mais é do que o prepara da área onde será construída a fábrica, e traremos mais novidades para vocês. Como é bom comemorar com cada cidadão inocenciense e sul-mato-grossense toda essa trajetória, que tem sido trilhada com dedicação, transparência e comprometimento